Ouvindo dirigentes do Futebol Amador de Contagem, eles não deixam de queixar da atual situação do principal esporte da cidade e considerado como grande paixão nacional que é o futebol.
A maioria dos clubes filiados à Liga Desportiva do Município de Contagem (LDMC) estão em situações irregulares perante a entidade, fato que se ramifica entre os Poderes Públicos. Eles dizem que se sentem abandonados e não vemos nenhum político abraçar ou se manifestar em favor dos clubes.
Outro fator negativo que os dirigentes ainda não acordaram é com referência a Federação Mineira de Futebol, que em nada contribui com os clubes. A entidade poderia isentar os clubes este ano ou adiar o prazo para regularização de suas atas. Os políticos também poderiam fiscalizar os atos do Cartório Massote, único que pode registrar atas de fundação de novas diretorias e novos registros de clubes. Os valores que estão sendo cobrados são astronômicos e todos sabem que time de futebol não tem renda.
A situação do SOS Futebol Amador, ao contrário do que muitos pensam, sua criação não alcançou os objetivos em sua totalidade, mas não deixou de alertar algumas irregularidades que vinham acontecendo nos meios esportivos, desde a LDMC (supostas irregularidades) a Secretaria de Esporte de gestões anteriores. Erros não comprovados como roubo ou desvio de recursos, mas dos administradores que não prestaram atenção no que estavam fazendo com os recursos públicos.
Foi necessário que um grupo de dirigentes botasse a “boca no trombone”, mas erraram em certas ações, principalmente em ações do ex-secretário de Esporte do governo passado. Sempre falamos que se alguém errou, se alguém roubou ou tirou proveito próprio que sejam punidos conforme determina a lei.
Passado o pior momento da pandemia aos poucos o futebol começa a recuperar o tempo perdido. E começa com a determinação da excelente prefeita Marília Campos e da Secretaria de Esporte, para mim uma das melhores desde sua existência, com a realização da Super Copa Municipal de Futebol Amador adulto com a participação de 61 equipes de todas as divisões da LDMC. A copa tem início previsto para o dia 1 de maio e término até o dia 17 de julho.
A primeira fase os jogos serão regionalizados, ou seja, as equipes de cada regional jogam entre si e se classificam para as fases seguintes. Com certeza será uma supercopa e festa do futebol por todo município.
Para finalizar, com a volta das atividades esportivas, também teremos o retorno da maior premiação ao futebol amador de Minas Gerais, o Prêmio Troféu “Melhores do Futebol Amador”.
Saudações!!!