O prazo para entrega de produtos e retirada do vale-troca foi prorrogado até sexta-feira, dia 19, e os itens para a troca na feira são do vestuário feminino, masculino e infantil, além de acessórios, sapatos, bolsas, cintos, livros, CDs e objetos de decoração
Vale-troca
Os interessados em participar devem levar os itens a serem para troca nos pontos fixos instalados no Parque Fernão Dias e no Centro Público de Economia Solidária (veja endereços abaixo) e retirar o “vale-troca” até sexta-feira (19/8), ou, diretamente, no parque no dia do evento. Os produtos da feira são itens de vestuário feminino, masculino e infantil, além de acessórios, sapatos, bolsas, cintos, livros, CDs e objetos de decoração.
A 1ª Feira de Trocas Sustentáveis integra as comemorações do aniversário de 111 anos da cidade (30/08) e será um espaço criado para impulsionar na população o consumo responsável. O evento no domingo contará com barracas da Economia Solidária, doações de mudas do Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), e com shows do grupo Samba de Roda Moinho, Mestre Amâncio e Fábio Zulu.
Simulando as antigas formas de troca de mercadorias baseadas na economia circular, a ação visa demonstrar à população que é possível pensar em formas de consumo mais sustentáveis, estimulando a troca de produtos entre os participantes.
A feira é uma realização das secretarias de de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Os produtos para a troca terão um valor simbólico tabelado e darão direito a um “vale-troca” no ato da entrega nos locais de arrecadação. No dia da feira, este “vale-troca” será trocado por uma moeda própria do evento: “OS ABOBRITOS” que remete à palavra abóboras presente na história da cidade.
Produtos doados ou aqueles não trocados serão repassados a entidades
“Os produtos devem estar em bom estado de conservação e higienizados. Os que porventura forem doados pelas pessoas, ou que não forem trocados no dia da feira, serão destinados a alguma instituição indicada, posteriormente, pelas secretarias envolvidas na atividade”, explicou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.
De acordo com a superintendente de Políticas Ambientais, Sirlene Conceição de Almeida Santos, a ação tem como objetivo valorizar as trocas de produtos entre as pessoas, prolongando sua vida útil e a circulação da economia circular, evitando, assim, descartes de produtos que podem ser reutilizados por outras pessoas. “A Troca incentiva o consumo consciente, a solidariedade entre os participantes e o desapego individual”.
Coleta dos produtos
Até 19 de agosto – das 9h às 16h
Locais dos pontos fixos:
* Parque Fernão Dias – rua Rio Comprido, 5 – Cinco
* Centro Público da Economia Solidária – rua São Marcos, 247 – Água Branca
Feira de Trocas Sustentáveis
Data: 21 de agosto – domingo
Horário: 9h às 13h
Local: Parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 5 – Cinco)