Alunos do Curso de Técnico em Marketing, da turma do Trilhas de Futuro, da Faculdade Senac de Contagem desenvolveram como projeto integrador, que tem como objetivo ser a entrega final do curso, o Xeque-Marketing. A iniciativa visou oferecer gratuitamente um plano de marketing para empreendedores e colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso, atuando no mercado profissional.
A proposta captou mais de 60 empresas, contemplando a região de Belo Horizonte e interior de Minas. Ao total, 27 empresários foram beneficiados com atendimentos gratuitos e personalizados.
Experiência projeto Xeque-Marketing
A temática do xadrez surgiu com base na ideia de estratégias de planejamento e para mostrar para os empreendedores quais peças eles devem mexer para tornar-se uma “peça maior” no mercado.
Por meio de formulários, atendimentos online e presenciais; os alunos tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e impulsionar suas carreiras com a experiência de vivenciar a recepção das demandas e a criação do plano de marketing para os clientes selecionados.
O plano aborda pontos importantes como: informações detalhadas sobre cada empresa, análise de concorrência, composto de Marketing, pesquisas mercadológicas e uma proposta de ação.
O objetivo da docente e orientadora do projeto, Korália Medeiros, era fomentar o empreendedorismo nos alunos. “É necessário que eles entendam que podem ser donos do próprio negócio e isso tem que partir deles. Todos mostraram muita competência, e essa é a missão do Senac, formar profissionais que tenham um diferencial no mercado”.
Após a finalização do projeto Xeque-Marketing, para alguns alunos da turma, o empreendedorismo virou realidade. Já habilitados como Técnicos de Marketing, vão atuar em uma das empresas atendidas.
Augusto Cesar Souza Ferreira, 19 anos, é um dos alunos contratados e destacou a importância da primeira experiência que teve com o projeto: “Foi muito especial, porque me senti atuando no mercado de trabalho e tive certeza que era a profissão que queria”. Ele explicou que a comunicação com a empresa se torna o grande diferencial. “Muitas vezes, os gestores tendem a querer seguir os processos, mas não obtêm os resultados desejados. Por isso, é necessário que um profissional do marketing busque as dores e as soluções especificas para cada empresa. Entreguei todo meu o potencial e competência e fui contratado”, reforçou.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Faculdade Senac de Contagem – Rua das Paineiras, 1300 – Jardim Eldorado –
(31) 3048-9800