Na manhã do último dia 12, aconteceu o lançamento da Frente Parlamentar: Tarifa Zero, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O programa prevê o uso de transportes públicos sem cobrança de tarifa do usuário final. Neste modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos que variam a partir do desenho adotado por cada cidade. A mesa foi composta pelos deputados delegado Christiano Xavier (PSD), Bim da Ambulância (Avante) e pela deputada delegada Sheila (PL).
O deputado delegado Christiano Xavier abriu a solenidade enaltecendo a importância do programa para alcançar pessoas de baixa renda que precisam acessar o serviço de saúde, ir para o trabalho ou para qualquer outra eventualidade. Que diminuirá a evasão escolar, aquecerá a economia interna municipal, gerando empregos, serviços médicos e resoluções do cotidiano. “Hoje, no Brasil, aproximadamente 80 municípios, já aderiram ao programa. Em Minas são 22 cidades em que a população já pode contar com esse benefício”, contou Christiano.
O deputado Bim da Ambulância (AVANTE) citou a necessidade do programa, principalmente em casos de retorno hospitalar, onde pessoas utilizam a ambulância, por não terem condições de pagar uma passagem de ônibus. Já a deputada delegada Sheila falou sobre os valores elevados das passagens de ônibus em Juiz de Fora e das mudanças que precisam ocorrer por lá.
O vereador de Caeté Jhonata Jr. testemunhou o funcionamento do programa em sua cidade, que acontece por quilometragem, ocorrendo assim de forma mais justa para cada indivíduo.
Por sua vez, o vereador de Santa Luzia, Cristiano Matos, relatou a melhoria de vida das pessoas em seu município com o programa funcionando aos domingos e feriados. “O cidadão tem ao menos o direito de praticar suas crenças, cultuando à Deus aos domingos e estando presente nas igrejas”, afirmou Cristiano Matos.
O representante do Movimento Tarifa Zero, André Veloso, destacou a luta e a proposta de implementação do programa na capital mineira. E para finalizar, a vereadora de Esmeraldas, Carla Nicolau, relatou a importância da execução deste projeto para seu município e trouxe um exemplo de pessoas que saem do Hospital local, após as 19 horas e que já não conseguem voltar para casa, devido a precariedade de transporte público, que só volta a funcionar na manhã seguinte. “Se a pessoa não tiver condições de chamar um carro por aplicativo ou pedir alguém para buscá-la, infelizmente, não consegue retornar para a casa”, pontuou.
A Frente Parlamentar é composta pelos deputados: Christiano Xavier (PSD), Bim da Ambulância (Avante), Charles Santos (Republicanos), Duarte Bechir (PSD), Oscar Teixeira (PP), Rodrigo Lopes (União), Thiago Cota (PDT), Douglas Melo (PSD), Doutor Paulo (Patriota) e a deputada Delegada Sheila (PL).
Em Contagem, o vereador Pastor Itamar protocolou, em julho, na Câmara Municipal, documentação que requer estudo de viabilidade e realização de audiências públicas, que visam implementar a tarifa zero no transporte público coletivo do município. A proposta foi encaminhada à Prefeitura de Contagem e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon).