Desde o início do ano, Bruno Diniz tem feito visitas às unidades municipais e conversado com servidores sobre a estrutura de trabalho nas unidades para avaliar as necessidades
Com o objetivo de ouvir à população e os servidores, avaliando as principais necessidades da rede de saúde do município, o secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz, deixou por alguns momentos o trabalho no gabinete para percorrer a cidade e ver como anda o trabalho da equipe.
Na última semana a comitiva formada por engenheiros, técnicos da manutenção e assessores percorreram o distrito sanitário Industrial. A primeira parada foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amazonas. Lá ficou definido a reforma e ampliação, além da readequação dos espaços para dar mais conforto e comodidade aos pacientes. Na UBS Bandeirantes o principal problema é a segurança da unidade.
Comunidade tem dado sugestões ao secretário
O projeto de reforma da UBS Vila São Paulo já está aprovado e a previsão é que as obras se iniciem no próximo mês. Na UBS Sandoval, os problemas estão na infraestrutura e para o secretário é prioridade garantir melhor acesso à população. “Estamos empenhados em oferecer aos moradores o serviço completo e funcionando de verdade, por isso, vamos pensar e estudar uma alternativa para colocar essa unidade para atendimento dentro das definições da Vigilância Sanitária” ressaltou o secretário.
Para a diretora do Distrito Sanitário, Carolina Moreira, essas readequações são muito importantes. “Todo esse trabalho é essencial para qualificar o serviço e proporcionar mais qualidade na assistência”, disse.
Trabalho
Nesses primeiros meses de trabalho, o secretário fez várias visitas e descobriu problemas na assistência e na prestação dos serviços, mas também definiu prioridades para mudar o quadro, tanto que em sete meses de trabalho, os avanços na Atenção Básica foram significativos.
Veja algumas das melhorias :
- Entrega de 58 cadeiras de rodas motorizadas;
- 383 exames nos mutirões de exames citopatológicos;
- Redução dos medicamentos em falta nas farmácias distritais de 54% para 19%;
- Aumento da cobertura de saúde bucal passando de 18,79% para 23,58%;
- Admissão de dois especialistas: Endodontia e Cirurgião Dentista para portadores de necessidades especiais;
- Ampliação do horário de funcionamento dos Centros de Consultas Especializadas das 7h às 19h;
- Aumento de 276% da oferta de primeira consulta especializada (CEO) e aumento de 730% de usuários atendidos por mês.