A Prefeitura de Contagem anunciou, dia 18, a revitalização da avenida Prefeito Gil Diniz, no bairro Nossa Senhora do Carmo, que ocorrerá em três etapas. O evento ocorreu na Escola Municipal Eli Horta Costa com a apresentação do projeto à comunidade. A primeira etapa das obras já foi iniciada neste mês de maio.
A prefeita Marília Campos destacou que a reunião foi para apresentar a obra aos moradores e também um “conceito de cidade”. “Uma cidade bonita tem uma administração que cuida e que convida as pessoas para participar e cuidar da cidade. Uma cidade que estimula a pessoa a andar a pé, uma cidade arborizada e que fortalece o comércio local”, pontuou.
A comunidade aprovou a obra, como é o caso de Lismar Lúcio Neto, 59 anos e morador do bairro Fonte Grande há 58 anos. Segundo ele, é um projeto interessante e que vai estimular a comunidade a caminhar. “Eu mesmo caminho aqui todos os dias. Agora, teremos mais segurança e tranquilidade para gente, além de favorecer o comércio”, afirmou.
João Luiz Barros, 82 anos, morador da região Sede há 45 anos, também aprovou a revitalização da avenida. “É um projeto bom para a cidade, que está sendo reconstruída. Ainda tem muito a se fazer, porque ficamos por muito tempo esquecidos”.
Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Ricardo Faria, os secretários municipais José Ramonielle dos Santos (Cultura) e Pedro Amaral (Governo), o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi, e os vereadores Daniel Carvalho e Ronaldo Babão, o subsecretário de Parques, Praças e Áreas Verdes, Lindomar Diamantino, e a comunidade local.
A obra
Prevista para ocorrer em três etapas, tendo a primeira sido iniciada neste mês maio e com previsão de término para agosto, a obra custará R$1.586.603,21, tendo como foco a acessibilidade. A intervenção se dará no trecho entre as ruas Dr. Cassiano e Francisco Miguel, no entorno da praça da Jabuticaba, e a rotatória da avenida Coronel Augusto Camargos.
A proposta do projeto é criar um percurso agradável para os pedestres, praticantes de atividades físicas e pessoas que trafegam em veículos particulares ou transporte público. Serão realizadas melhorias em algumas calçadas, ajustes de rampas, inserção de piso podotátil, conserto dos passeios danificados e acréscimo de faixas de travessia elevadas, além de novos bancos.
A pista de caminhada será pintada e receberá a marcação da metragem percorrida e novos aparelhos de alongamento. A praça adjacente à avenida, na rua professora Neuza Rocha, também será contemplada na reforma.
As rotatórias deste trecho receberão tratamento paisagístico por meio de jardineiras. As intervenções foram desenvolvidas, respeitando as espécies arbóreas existentes e melhorando seus canteiros.