Contagem conta com diversos espaços culturais públicos que estão abertos para a apreciação de toda a população, como a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira e a Casa de Cacos, ambos restaurados na atual gestão do município, além do Casarão Gentil Diniz, que está localizado no Parque Gentil Diniz.
Outros equipamentos estão em processo de restauração para futuramente atender à população da melhor forma possível, garantindo a segurança dos visitantes e a essência das edificações que são tão importantes para manter viva a história de Contagem. O Cine Teatro Tony Vieira é um dos equipamentos culturais que estão em processo de restauração. A previsão é que o espaço, tão icônico para a cidade, seja devolvido à população em breve.
O Centro de Memória do Trabalhador e a Estação Bernardo Monteiro são dois espaços que também estão sendo resgatados pela Prefeitura de Contagem. Ambos já estão em processo avançado de restauração estrutural e logo mais serão inaugurados para que a população contagense possa ocupar com arte e cultura esses dois locais tão marcantes para a história do município.
Além dos espaços entregues e os que estão em processo de restauração, a Prefeitura de Contagem, em breve, iniciará as reformas dos prédios que integram o Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho, conjunto arquitetônico formado por dois casarões de tipologia colonial (Casa Amarela e Casa Rosa) remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX (por volta de 1936).