A gestão municipal acaba de dar um novo passo em direção à reconstrução da saúde no município. Foi inaugurado, na quinta-feira, 27 de junho, o Centro de Apoio Hospitalar (CAH), uma das etapas de modernização Hospital Municipal de Contagem (HMC), que trazem grandes benefícios, em especial, o atendimento mais amplo, digno e humanizado à população, mais bem-estar para os colaboradores e grandes avanços logísticos para o Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Na oportunidade, a prefeita Marília Campos afirmou que a saúde é sempre um desafio, pois é algo que a população demanda e precisa muito. Ela destacou que, atualmente, estão sendo investidos quase R$20 milhões na requalificação de todas as UPAs e do Complexo Hospitalar, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e humanizar o atendimento, com investimento em estrutura, modernização e qualificação dos profissionais. “Hoje é um dia de conquistas para a saúde de Contagem. Estamos colhendo os frutos de um trabalho que é feito todos os dias. Sabemos que ainda falta muito a avançar, mas entendemos que isso não se faz de uma hora para a outra. Este é apenas o começo de um futuro ainda mais promissor para o SUS Contagem. Seguimos juntos por uma saúde de qualidade para todas e todos os contagenses”, ressaltou Marília, agradecendo o compromisso de todos com o SUS, com a população e com Contagem.
Ela também comemorou a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde (Cebas), conferida ao Serviço Social Autônomo de Contagem, pelo Ministério da Saúde, reconhecendo o SSA como entidade filantrópica, abrangendo todas as unidades da rede de urgência e emergência de Contagem. “Essa conquista permitirá celebrar convênios e parcerias importantes, beneficiando ainda mais a população”, ressaltou.
Centro de Apoio Hospitalar
Um dos destaques do Centro de Apoio Hospitalar é a cozinha industrial, com capacidade para a produção de até 2.000 refeições por dia, que vem para oferecer maior controle de qualidade e facilitar a distribuição de alimentos para colaboradores e pacientes do CHC e das UPAs.
O espaço conta ainda com a Central de Telemedicina que vai possibilitar o atendimento on-line de pacientes das UPAs, reduzindo a espera e facilitando a troca de informações entre os médicos generalistas e os especialistas, para tratar de casos mais complexos nas unidades. Um amplo almoxarifado também está instalado no local. “Desde que reassumimos a gestão do CHC, diversas escolhas foram feitas, decisões tomadas, investimentos realizados, chegando hoje a esse modelo de gestão: o Serviço Social Autônomo (SSA), que tem tido um grande sucesso e apresentado bons resultados. Hoje comemoramos toda essa reconstrução da saúde de Contagem”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Um grande ganho com a implantação do Centro de Apoio Hospitalar é a liberação de uma área nobre do hospital, com localização privilegiada próximo ao bloco cirúrgico, às enfermarias e ao CTI. Ela será destinada à assistência aos pacientes, permitindo assim a criação de uma nova enfermaria com 32 leitos, o que pode representar um aumento de aproximadamente 1.600 internações por ano, um ganho enorme diante do déficit de leitos hospitalares de clínica médica no município.
O diretor geral do SSA, Eduardo Penna, revelou que os investimentos vão continuar e, em breve, o CTI do HMC também será reformado, conforme previsto no programa de investimentos do hospital. “Estamos aumentando gradativamente o número de leitos, inclusive de CTI, que hoje conta com 40 leitos e taxa de ocupação de 95%, com uma demanda cada vez maior. Por isso, a nossa expectativa é fazer uma reforma geral, ampliar mais dez leitos de CTI, melhorando também as demais áreas assistenciais”, explicou Eduardo Penna.
Para a superintendente do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira, todas essas conquistas fortalecem a rede de saúde pública. “Contagem está dando um exemplo de gestão, empreendimento forte, com todas essas entregas apresentadas aqui. E quero cumprimentar todos os servidores, prestadores na área da saúde, pois sabemos que é importantíssima essa força de trabalho, o empenho de todos nós”, destacou.