Mais duas unidades de saúde passaram a atender os moradores da região Sede. Trata-se da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (Caps AD III), que estão funcionando no lugar da antiga Unidade XVI, nome que foi aprovado na Câmara Municipal de Contagem e que pode passar a denominar a UBS.
Para a prefeita Marília Campos, os equipamentos entregues dão conforto e proporcionam bem-estar aos usuários e funcionários da Regional Sede. “Tenho certeza que todas as pessoas que estão indo nas unidades, no hospital, nas UPAs, estão vendo os avanços. Contagem hoje investe 32% da receita na saúde, isso dá quase um R$ 1 bilhão, sendo que o mínimo constitucional exigido 15%”, lembrou.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, destacou que o novo Caps AD contou com uma ampliação de mais três leitos do que a antiga estrutura, além de ter uma sede própria. Já a UBS Sede terá três equipes de saúde da família, atendendo em horário estendido até às 19h. “São mais de 10 mil usuários que serão atendidos aqui neste espaço e, com certeza, terão uma assistência de qualidade, humanizada, pois é isso que a população de Contagem merece”, destacou Fabrício Simões.
A promotora de justiça Giovanna Nucci destacou ser uma vitória para a cidade a entrega dos equipamentos públicos. “Estou emocionada, porque atuar em favor da saúde de Contagem tem sido um grande desafio. Especialmente em relação ao Caps AD, tenho certeza que vai ser o primeiro de muitos equipamentos da saúde mental que vão ser entregues. Muitas pessoas nesta área são invisibilizadas. Por isso, é uma vitória para quem está nessa luta junto ao SUS”, disse.
Para a diretora do Distrito Sede, Aparecida Santana, o ganho é importante para o município ao ter uma unidade construída em uma sede própria. “Estamos trazendo promoção e prevenção da saúde para aquelas pessoas que têm uma necessidade de assistência. Inclusive, com visita domiciliar, odontologia, posto de coleta, vacina, que vai dividir as demandas com a UBS Centro. Teremos aqui, atendimento da equipe multi, com fisioterapia, fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra, ginecologista e outros, com atendimento de todos os programas”, assegurou.
A usuária e conselheira de saúde, Maria Juliana Frade, contou que esteve no local na assinatura da ordem de serviço há alguns meses e ficou cheia de confiança no trabalho de todos envolvidos. “Estou muito feliz e agradeço a Prefeitura pela entrega. Quero convidar os outros usuários a também fazerem parte do conselho. Os usuários precisam frequentar as reuniões do conselho para se inteirar das mudanças, porque só se reclama das mudanças, mas não se sabe o porquê delas. Mas também para unir forças, porque assim a gente melhora o SUS”, contou.
Para o usuário do Caps AD III, Rafael Lopes Ribeiro, o novo local é espaçoso e tem boa infraestrutura. “Gostei do espaço, das pessoas que estão cuidando não só de mim, mas da minha família também”, ressaltou.