Esmeraldas é uma das poucas cidades de Minas Gerais que mantêm o tabu de nunca ter reeleito um prefeito municipal. Essa marca estava ameaçada até a última semana, quando o atual prefeito Marcelo Nonato (SD) tinha várias pré-candidaturas ao executivo municipal posicionadas no campo de sua oposição, o que historicamente sempre beneficiou quem está no poder.
Antenados a essa realidade, vários pré-candidatos da oposição se reuniram e construíram a unidade em torno de uma chapa a ser encabeçada pelo empresário Kiko Marinho (Cidadania), tendo como vice, a ex-vereadora Flavinha (PSD).
Os pré-candidatos Thiago Ramos (PSB) e Klibas Rancho (Avante) não mais disputarão a prefeitura e seguem apoiando na linha de frente a chapa Kiko/Flavinha.
Segundo o presidente do Avante, Marcinho da Mark, um dos articuladores dessa união ao lado de Paulo Lemos (Republicanos) – os projetos pessoais foram deixados de lado, para a construção de uma aliança que já conta com 14 partidos e 7 vereadores. “O Avante, Agir, PSD, PSB e o Republicanos indicaram a Flavinha como candidata a vice. Esmeraldas foi colocada em primeiro lugar”, pontua.
Kiko Marinho (Cidadania), que nas eleições de 2020 chegou em segundo lugar, comemorou a construção dessa aliança. “Agora sim, temos chances reais de vencer e fazer um grande trabalho em todo município. Agradeço a todos que contribuíram nessa construção, principalmente aos pré-candidatos, que em gesto maior, retiraram suas candidaturas”, afirmou.
A ex-vereadora Flavinha (PSD), que também retirou sua pré-candidatura à prefeitura para compor a chapa como vice, também comemorou. “Estou feliz por essa união de forças. Vamos com garra e determinação, vencer as eleições e fazer um governo participativo, que cuide das pessoas e faça Esmeraldas mais feliz”, ressaltou.
Integram ainda essa nova aliança em Esmeraldas, os partidos que já estavam alinhados com Kiko Marinho anteriormente: Cidadania, PL, MDB, PT, PV e PCdoB, Patriotas, PSDB e PRD.
Os partidos Podemos e Progressistas também realizarão suas convenções neste domingo, dia 4, quando definirão a respeito da candidatura do Anderson Martins, que também se colocou como pré-candidato à prefeitura nas eleições desse ano.