Até 15 de setembro, os mineiros poderão conferir de perto todos os tons e texturas da Tintas Coral que fazem parte da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. São ao todo 62 projetos que exploram o tema “De presente, o agora” cujo mote é exaltar a ancestralidade e o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações. E neste contexto, a marca de tintas decorativas da AkzoNobel, que é a tinta oficial de todas as edições regionais de 2024 da CASACOR no Brasil, participa com suas melhores tecnologias e acabamentos. E, pela primeira vez, a marca também conta com um ambiente proprietário para despertar sensações através das cores.
Parceira da CASACOR há oito anos, a Coral conta com o talentoso time de arquitetos, designers e paisagistas da mostra para colorir tetos e paredes com suas cores, texturas e efeitos especiais. A marca utiliza toda a sua experiência em cores, que se reflete há 20 anos no Colour Futures, o seu estudo global de tendências e cores, para oferecer consultoria aos profissionais que participam de cada edição, auxiliando-os a encontrar a tonalidade que melhor traduz o que sua criatividade imagina. “Ao longo desses anos, temos construído nossa identidade nesse universo de designer de interiores, engajando e ampliando nosso alcance entre potenciais consumidores em busca de tendências em decoração. Nosso intuito é, principalmente, gerar experiências positivas e mostrar as possibilidades que as tintas proporcionam para a decoração nos mais diferentes projetos”, afirma Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel, fabricante da Coral.
Este ano, a CASACOR Minas Gerais está repleta de tons neutros, o que não significa ausência de cor. Confira seis ambientes selecionados pela curadoria da Coral que são a cara desta edição e mostram como as cores podem trazer personalidade aos projetos e transformar ambientes dos mais variados estilos.
Estúdio Coral, por Veronica Ferreira
Se os neutros são maioria na mostra mineira, este projeto se diferencia dos demais, com cada cor e cada textura transmitindo uma sensação. Pensado como um espaço para um artista que recebe seus clientes e usa o ambiente como inspiração, área de trabalho e exposição da sua arte, os visitantes poderão adentrar no hall, passando pela sala de estar e chegando ao escritório. Os tetos e os arcos são uma referência à arquitetura local. O icônico Palácio da Liberdade foi referência de cor e geometria. Dentro dos arcos foi utilizado o efeito aveludado do Velvet na cor Branco Memória. A mesma tonalidade também aparece em textura. Na profusão de tons, estão Lugar de Afeto, A Cor do Ano da Coral para 2024 (paredes); Vinho Quente (paredes); Hera (paredes e teto); Caixa de Chá (teto) e Marinho Clássico (paredes e teto).
Origem Minas, por Cynthia Silva
A construção, contemporânea com referências rústicas, tem aspecto de alvenaria, embora seja em estrutura metálica com fechamento em steel frame. O telhado colonial com aplicação diferente do convencional, o mosaico de pedras naturais no piso e a madeira no forro e acabamento interno reforçam essa proposta. Destaque para a ilha central, proposta para experiências sensoriais a partir da criteriosa seleção de produtos. Para um efeito aveludado na parede, foi utilizado o Decora Efeito Velvet. Para a proteção e embelezamento da madeira, foram escolhidos o Sparlack Cetol Stain e o Coralit Total Base Água. Ambiente com tons neutros, as cores selecionadas foram: Ouro Mineiro (móvel), Branco Areia (paredes) e Branco Natural (paredes e portas).
Brinquedoteca com Vida, por Daniela Tavares
Tempo de qualidade é essencial para criar laços fortes e memórias duradouras. É este tempo que proporcionará experiências únicas, responsáveis por moldar o caráter das nossas crianças. O ambiente também reflete a qualidade das experiências vividas. Um ambiente amplo, com cores neutras na parte interna para evitar o excesso de estímulo, e mais colorido na área externa. A marcenaria é seu ponto forte. Tão lúdico quanto os móveis desenhados pela arquiteta, a aquarela pintada na parede leva um pouco da natureza para seu interior. Para criar essa atmosfera que instiga a experiência do viver, foram utilizados o acabamento fosco e o efeito Cimento Queimado. A paleta de cores é formada por Prata Fina (paredes), Branco Cru (teto) e Verde Líquen (teto), além dos diversos tons neutros que compõem a arte da aquarela.
Copa Recortes, por Fernanda Abras, Luisa Janout
Um ambiente que celebra as experiências compartilhadas com a família e amigos, enaltecendo as tradições e riquezas de Minas Gerais em uma atmosfera convidativa. O conceito criativo do espaço de convivência mescla a essência das raízes locais com a contemporaneidade. Recortes de universos distintos e itens afetivos criam uma cena aconchegante e harmoniosa, de construção de lembranças. Destaque para a rodabanca de quartzito bronzite, que lembra a silhueta da Serra do Curral, para o piso e a lareira de barro branco rústico, e para a madeira escura no muxarabi e nas ripas do teto, que remetem a dormentes ferroviários. Nas paredes foram utilizados tons neutros, Onda da Praia e Verão Siciliano, com acabamento fosco ou Textura Rústica.
Suíte do Amor, por Marcelo Alvarenga, Juliana Figueiró
Como criar um espaço e uma atmosfera que possam despertar a libido de forma descomplicada? A arquitetura e o design são capazes de instigar o amor? Com sensualidade e pitadas sugestivas, este projeto do escritório Play Arquitetura e Design explora várias possibilidades para estimular as relações amorosas. Da cama gigante às peças que inspiram fetiches, passando pela textura de veludo e luzes, tudo evoca a uma arte provocadora. E para incentivar o clima, foram utilizadas as cores Tempo Nublado (teto), Lápis Preto (paredes e móvel), Cantigas de Roda (paredes), Salmão Suave (paredes) e Bronze Antigo (paredes).
Hogar Concept, por Cris Capanema, Studio 126
A proposta do projeto é ser uma loja em que o visitante se sinta como se estivesse em casa. Nada é rígido, a fluidez impera tanto no mobiliário quanto na arquitetura, criando uma atmosfera poética, que elege tons quentes como o marrom para oferecer aconchego. Com teto e paredes em vidro – apenas a fachada é cega – com a intenção de fazer as pessoas se voltarem para dentro. Entre adornos e muitas obras de arte, impera o encanto. Na parede, a cor Teatro Barroco foi utilizada com o efeito aveludado do Velvet.
Serviço – CASACOR Minas Gerais 2024
Onde: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água – Belo Horizonte (MG).
Quando: Até 15 de setembro de 2024.
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 14h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até as 22h).
Sábados, das 12h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até as 22h).
Domingos, das 12h às 19h (19h encerra a bilheteria, visitação até as 20h).
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/minas-gerais-2024