CeasaMinas está fora do programa de privatização e pode receber investimentos

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, visitou o entreposto da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas), em Contagem, como parte de sua agenda em Minas Gerais, após participar do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Plano Safra prevê R$ 7 bilhões em crédito rural para o estado e reforça o compromisso do Governo Federal com a agricultura familiar.

Visita do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, ao entreposto da CeasaMinas de Contagem – Foto Raul Pereira-MDA

Durante a visita, Paulo Teixeira anunciou oficialmente a retirada da CeasaMinas do Programa Nacional de Desestatização (PND), atendendo a uma demanda antiga dos concessionários. “Enquanto a CeasaMinas estava no PND, não se podia fazer nenhum tipo de investimento. Agora, vamos discutir um plano para melhorar as instalações, a logística e o apoio ao agricultor”, afirmou o ministro, destacando que o fortalecimento da CeasaMinas será feito em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a participação ativa de servidores e empresários.

Carlos Magno, presidente da CeasaMinas, celebrou a decisão e comentou sobre o novo momento para a central de abastecimento. “A Ceasa Minas agora, com o apoio do governo Lula, vai poder avançar na resolução de problemas estruturais que afetam o abastecimento. Estamos focados em organizar a operação para garantir o abastecimento de alimentos e combater a fome”, declarou.

Karina Campos, presidente da Associação Comercial da CeasaMinas, destacou as preocupações dos lojistas com o futuro dos contratos, que vencem a partir de 2027. “Tão diversificada quanto a de São Paulo, A CeasaMinas tem sua própria realidade, com diversificação e dificuldades. A maior preocupação dos lojistas hoje é a insegurança gerada pela incerteza sobre os contratos. Estamos realizando um estudo abrangente para discutir soluções e buscar novos caminhos para a CeasaMinas”, disse Karina.

Ladislau Jerônimo, presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros, reforçou a importância do apoio ao pequeno produtor. “A maior dificuldade está no acesso ao crédito para o agricultor familiar, que é menos favorecido em tudo. Trabalhar na roça sem recursos, sem dinheiro e sem equipamentos é um desafio diário. Precisamos de mais suporte para continuar avançando”, pontuou.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, elogiou a retirada da CeasaMinas do PND. “O governo Lula já atendeu a uma solicitação importante, permitindo que a CeasaMinas saísse da indefinição e voltasse a receber investimentos necessários. A renovação dos contratos e o investimento público e privado serão fundamentais para o fortalecimento dessa central de abastecimento no nosso estado”, afirmou.

Paulo Teixeira finalizou a visita reiterando o compromisso do Governo Federal com a soberania alimentar. “Nosso objetivo é garantir que todos os brasileiros possam se alimentar bem, com fartura. Estamos focados em aumentar a produção de alimentos e reduzir o preço para torná-los mais acessíveis à população. A CeasaMinas terá um papel central nessa estratégia, e continuaremos trabalhando para fortalecer a agricultura familiar e garantir que ninguém no Brasil passe fome”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *