A Defesa Civil de Contagem realiza ao longo do ano diversas capacitações e trabalha diretamente com a população, com foco principal nas comunidades mais atingidas, localizadas em área de risco. Isso visa a construção conjunta não apenas da “alfabetização do risco”, mas também a busca pela prevenção, preparação e proteção para eventos chuvosos.
Segundo a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, as regiões de risco hidrológico, de grau alto e muito alto em Contagem, foram previamente mapeadas e sinalizadas pela Defesa Civil com a participação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). “Esta parceria vem para agregar e contribuir ainda mais no salvamento de pessoas da nossa cidade. O curso tem como premissa a prevenção com trabalho integrado nas ruas e dentro das comunidades em Contagem”, ressaltou a secretária.
Em outubro, a Prefeitura de Contagem realizou uma ação com 70 voluntários, que se cadastraram junto à Defesa Civil do município, referente ao treinamento de comportamentos de segurança durante os eventos de chuva. A iniciativa serviu para esclarecer os participantes (pessoas físicas e jurídicas) sobre como proceder diante de situações causadas pelas chuvas na cidade, como desastres, inundações, deslizamentos, tempestades ou sofrimento de famílias afetadas.
A prática foi realizada em parceria com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), e aconteceu no Centro de Treinamento Metropolitano, pertencente à corporação, no bairro Colonial. Os voluntários participaram de atividades variadas, entre elas a simulação de um resgate durante inundação, tanto em ruas e avenidas quanto dentro de veículos, e tiveram contato com métodos de salvamento. Além disso, aprenderam a fazer nós e amarrações, para fazer laços em cordas ou tirantes firmes que possam auxiliar pessoas presas em escombros e deslizamentos de terra. Conheceram, ainda, técnicas para o chamamento e busca de pessoas vítimas de desabamentos.
Na avaliação do autônomo, Wellington Silva Lima, o treinamento serviu para aprimorar técnicas de salvamento. “Eu vejo com bons olhos esse tipo de iniciativa que a Prefeitura e Bombeiros tem feito em prol da nossa cidade. Acredito que é algo muito positivo, pois visa o salvamento de vidas”, disse.
O município de Contagem conta com 34 núcleos comunitários, formados no início da atual gestão e, agora, pela segunda vez, voluntários passaram por mais uma capacitação, com foco no período chuvoso. “O interesse dos cidadãos em salvar vidas é uma grande contribuição para a nossa cidade”, explicou a subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes.
Entre os participantes, puderam se cadastrar indivíduos acima de 18 anos, pessoas físicas – escaladas para ajudar no apoio, acolhimento e humanização no pré-salvamento e pós-desastres – e pessoas jurídicas, ou seja, funcionários de empresas preocupados em reforçar as ações da Defesa Civil com a finalidade de assistir às famílias atingidas, doando ou disponibilizando materiais, equipamentos e pessoal no atendimento às vítimas de eventos graves. “Fizemos a atividade conjunta com as pessoas da comunidade. Foram passados alertas e também ações de autossalvamento para o seu dia a dia durante as chuvas”, enfatizou o capitão dos Bombeiros, Cristiano Antônio Soares.