Sinara Badaró Leroy – Coordenadora Colégio Avançar. Graduada em Pedagogia, Bacharel em Administração. Especialista em Educação a Distância e Mestre em Administração. Experiência Profissional na Gestão e Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Processos Educacionais no Sistema FIEMG
A gestão do cotidiano escolar envolve a capacidade de planejar, mobilizar, buscar recursos, novas tecnologias e esforço humano, pois, o enfretamento desses obstáculos é o que nos faz pensar as nossas ações e propósitos. Isso porque, tendo em vista que alinhar conhecimento em pedagogia, atividades administrativas, recursos humanos, liderança com visão estratégica, tanto sobre os objetivos da instituição como negócio em nível educacional, sem dúvida são os maiores desafios do gestor em sua jornada. Cabe registrar que as tarefas de um gestor não é apenas elaborar regras ou fazê-las cumprir, mas deve ser alinhada com a equipe de trabalho. Essa equipe é composta por professores, funcionários, família e alunos que promovam a participação ativa com a contribuição de todos. Desta forma, conseguimos amenizar o fluxo diário do gestor, promovendo resultados mais positivos, consequentemente, educação de qualidade.
Além disso, consciente de seus desafios o gestor precisa ter em mãos as ferramentas de gestão consolidadas em organização, inovação, empreendimento e com tecnologias educacionais. Não é novidade para um líder as recorrentes rotinas escolares, sendo elas:
– Manter a infraestrutura com materiais de qualidade;
– Enxugar e evitar gastos desnecessários;
– Manter a equipe capacitada, satisfeita e engajada;
– Manter as famílias satisfeitas com o perfil aderente à instituição.
Diante deste contexto cabe propor dicas essenciais para lidar com os desafios diários na gestão escolar:
1. Proposta Pedagógica de excelência, o gestor precisa conhecer e entender a linha adotada e implementar as ações essenciais para alcançar os objetivos com harmonia entre as áreas. O gestor deve ter o olhar com ações empreendedora, permitindo inovações que agregam novos conhecimentos e parcerias.
2. Recursos Humanos são essenciais, professores devem ser valorizados em sua função, apoiando a busca de conhecimento e formação contínua, o grande desafio do gestor está no equilíbrio, nas necessidades da equipe. Um projeto pedagógico construído com todos traz melhores resultados.
3. Gestão Financeira e administrativa são áreas que devem ser bem geridas com regras de organização de materiais e utilização de bens. O gestor deve buscar atualização constante em todas as áreas tendo parâmetros transparentes que possam ter agilidade e assertividade nas decisões.
4. Comunicação é outro desafio, na maioria das vezes os ruídos na comunicação causam desencontros e falácias que podem levar a evasão escolar. O ideal é que a instituição tenha canais de comunicação eficientes para que os públicos internos e externos possam “ouvir e serem ouvidos”. A comunicação deve ser clara, quando cuidamos dela temos mais chances de garantir sintonia entre as equipes de professores e funcionários. É importante destacar que todos os envolvidos na instituição devem ter objetivos claros e os princípios pedagógicos que os guiam, estamos prontos para enfrenta-lo.
5. O gestor do século XXI em consonância às tecnologias educacionais e as formas de acesso a informação, torna-se fundamental para que ele esteja atento as inovações. Afinal, os avanços tecnológicos também, fazem parte do mercado de trabalho. O uso das metodologias ativas, aprendizagem significativa, laboratório rotacional, dentre outros é uma excelente escolha. Neste caso o aluno passa a ser o protagonista de seu processo de aprendizagem, orientado pelo professor, sendo possível trabalhar o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Tornando a sala de aula estimulante e interativa, de forma a promover a assimilação do conhecimento.
Diante de tantos desafios na gestão escolar, os sistemas educacionais são ferramentas fundamentais para o engajamento de processos da instituição. Quando utilizamos corretamente, tem influência positiva sobre a produtividade da equipe. Pois, contribui para a excelência educacional e o gestor consegue ter uma visão sobre os pontos fortes e fracos da instituição.
(*)Luzedna Glece
Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.