Por FRANCIELLE RODRIGUES SOUZA – Professora e coordenadora do Núcleo Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac Minas
A sociedade contemporânea está cada vez mais complexa. A tecnologia acelerou o acesso às informações e impactou a forma de pensar, agir e falar. As interconexões expandiram ao longo do tempo devido à globalização e, hoje, os sistemas estão cada vez mais interligados e gerando influências em nível econômico, político, cultural e social em todo o mundo. Diante disso, é preciso avaliar com cautela a forma como a sociedade é gerida, de modo a entender os desafios e enfrentá-los, aproveitando as oportunidades trazidas pelas constantes transformações.
Dentre os elementos que formam a base da organização social, os indivíduos merecem destaque devido ao seu papel de diversidade em vários contextos da sociedade. Sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade deve evidenciar a postura e o comportamento justo, equitativo e sustentável. Diante da complexidade atual, o cidadão em qualquer que seja a área de atuação necessita ser flexível, adaptável, colaborativo, ter visão analítica, ser criativo e manter atitude sustentável.
Desse modo, uma das estratégias que permeiam o desenvolvimento da sociedade é oferecer condições para a formação dos indivíduos. Essa condição deve considerar a relação entre o aprender e o fazer de modo que o conhecimento faça sentido e seja aplicável valorizando o aprendizado. Nesse sentido, o cidadão que pretende se destacar no mercado deve desenvolver competências que vão ao encontro das necessidades atuais da contemporaneidade.
A partir disso, a forma como uma sociedade é gerida refletirá diretamente em seu desenvolvimento. Nesse cenário, as funções que envolvem atuar com gestão são bem-vindas.
Conforme o dicionário da língua portuguesa, gerir significa ‘exercer gerência sobre; administrar, dirigir, gerenciar’. Nesse sentido, torna-se ainda mais necessário refletir sobre a importância das áreas que permitem a formação de gestores como oportunidades que viabilizem o desenvolvimento em diversos contextos.
Assim, cursos como Administração e Ciências Contábeis contribuem para a formação de profissionais que tenham a capacidade em diagnosticar problemas e buscar soluções que permitam a evolução, a prosperidade e a sustentabilidade no ambiente no qual estejam inseridos. Entretanto, é relevante ressaltar a forma como os alunos de hoje validam o conhecimento acerca da gestão.
A escolha e a decisão em realizar tais cursos devem considerar o contexto de aprendizado. O indivíduo precisa se questionar: “como vou aprender determinado conhecimento e por que aprender?”.
O processo de aprendizagem ofertado pelas instituições deve apresentar sentido lógico ao candidato, de modo que ele perceba as condições reais das competências desenvolvidas em sua atuação no mercado e suas contribuições no fazer profissional para a comunidade.
Da mesma forma que a sociedade contemporânea está em constante transformação, o ambiente de sala de aula precisa evidenciar mudanças que visem articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que refletirão a formação de profissionais aptos a lidar com a complexidade da organização social vigente.
(*)Luzedna Glece
Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.