COLUNA EDUCAÇÃO – 30.03.2024 – Indisciplina no âmbito escolar em 2024 – Parte 2

Por SINARA BADARÓ LEROY – Coordenadora Colégio Avançar -.  Graduada em Pedagogia, Bacharel em Administração, Especialista em Educação Presencial e a Distância e Mestre em Administração. Experiência Profissional na Gestão e Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Processos Educacionais no Sistema FIEMG.

Algumas estratégias que um professor pode adotar para prevenir comportamentos indisciplinados dos alunos:

1.Refletir sobre as atitudes e funções do professor: O professor deve estar ciente de seu papel como líder e modelo para os alunos. Ele deve refletir sobre suas próprias atitudes e comportamentos e como eles podem influenciar os alunos.

2.Planejar a aula cuidadosamente: Uma aula bem planejada e organizada pode ajudar a manter a atenção dos alunos e minimizar a indisciplina. O professor deve garantir que a aula seja envolvente e relevante para os alunos.

3.Cativar os alunos para a disciplina: O professor deve tentar tornar a matéria interessante e relevante para os alunos. Isso pode ajudar a motivá-los a aprender e a se comportar de maneira adequada em sala de aula.

4.Observar cada aluno: O professor deve estar atento ao comportamento de cada aluno e ser capaz de identificar quaisquer problemas ou dificuldades que possam estar contribuindo para a indisciplina.

5.Favorecer o desenvolvimento da autoconfiança: O professor deve encorajar os alunos a terem confiança em suas próprias habilidades. Isso pode ajudá-los a se sentirem mais engajados na aula e menos propensos a comportamentos indisciplinados.

6.Fomentar o respeito mútuo: O professor deve promover um ambiente de respeito mútuo em sala de aula. Isso inclui respeito entre os alunos e entre o professor e os alunos.

7.Discutir o regulamento da turma com os alunos: O professor deve garantir que os alunos compreendam as regras da sala de aula e a importância de segui-las. Ele deve ser claro sobre as consequências de não seguir as regras.

Essas estratégias podem ajudar a criar um ambiente de aprendizado positivo para lidar com a conversa em sala de aula, é importante que os professores utilizem estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação, sendo capazes de alterar alguns comportamentos. Isso pode envolver a criação de regras claras sobre quando e como é apropriado conversar, bem como a promoção de um ambiente de aula respeitoso e inclusivo. Além disso, é crucial que os professores estejam dispostos a ouvir os alunos e a levar em conta seus sentimentos e perspectivas.

Em última análise, lidar com a indisciplina requer uma abordagem holística que leve em conta todos os fatores envolvidos e busque soluções que atendam às necessidades de todos os envolvidos. É um desafio complexo, mas essencial para a criação de um ambiente de aprendizado eficaz e inclusivo.

(*)Luzedna Glece

Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *