COLUNA EDUCAÇÃO – 06.10.2024 – Eleições 2024 no Ensino Médio

Por FABRÍCIO ENDRIGO NEVES DE SOUZA – Professor de História/Sociologia. O texto faz parte do Projeto Pedagógico ELEIÇOES 2024 desenvolvido no Colégio Avançar com alunos do Ensino Médio

A escola tem como missão garantir o alto desempenho dos alunos, promovendo atendimento pedagógico, respeitando as etapas de desenvolvimento e garantindo assim responsabilidade pela própria aprendizagem e compromisso social. Nosso compromisso maior e de transformar nossos alunos em pessoas capazes de enfrentar os desafios do futuro.

As eleições 2024 representam o maior ato da democracia, em que a população elege seus representantes por meio do voto, exercendo a sua cidadania e a participação na política nacional. Neste ano, serão eleitos Prefeitos e Vereadores para atuarem nos poderes Executivo e Legislativo do país, assistidos pelo Poder Judiciário.

As eleições 2024 acontecerão no dia 6 de outubro (primeiro turno) e no dia 3 de novembro, caso haja segundo turno. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, serão mais de 156 milhões de eleitores aptos este ano.

O processo eleitoral é fundamental para aperfeiçoar a democracia em nosso país, além de ser um meio de exercício da cidadania. E a escola tem um papel importante no desenvolvimento da consciência dos alunos a esse respeito.

O ambiente escolar proporciona a crianças e jovens a vivência coletiva, desenvolve a socialização e experiências de cidadania e possibilita a convivência e o respeito às diferenças. Essas vivências escolares contribuem também com as noções de solidariedade e justiça, essenciais para a formação de um sujeito crítico diante da realidade, atuante em nossa sociedade.

Trabalhar as eleições 2024 com os alunos é uma oportunidade de discutir sobre a importância da democracia, do processo eleitoral e da participação na vida política para construção do país que desejamos. Dessa forma, promove a conscientização sobre o poder da escolha e como ela impacta a nossa realidade, tornando os alunos mais críticos na tomada de decisão e formando cidadãos.

Embora a idade mínima para votar, no Brasil, seja 16 anos, a formação da cidadania começa já na Educação Infantil. Para os alunos do Ensino Médio, é ainda mais importante trabalhar as eleições 2024, visto que jovens a partir de 16 anos são aptos a votar. Ensinar sobre a importância das eleições 2024 é parte de uma formação integral, que além de ensinar sobre as áreas do conhecimento, forma cidadãos conscientes dos direitos humanos e princípios democráticos, aptos e construir e realizar seu projeto de vida, em consonância com os princípios da justiça, da ética e da cidadania (BNCC, 2018,471).

(*)Luzedna Glece

Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *