Representantes do município e de órgãos estaduais realizaram, no final de novembro, uma visita técnica no território da Área de Proteção Ambiental (APA) Vargem das Flores. A iniciativa teve como objetivo avaliar as condições da área, identificar problemas críticos e alinhar estratégias de preservação ambiental, reforçando o compromisso com a conservação de um dos mais importantes patrimônios naturais da cidade.
O superintendente de Desenvolvimento Rural Sustentável, Eduardo Moraes, explicou que a visita faz parte de uma série de ações integradas que estão sendo desenvolvidas para serem realizadas nos próximos anos que buscam garantir a preservação da zona rural, que voltou após a revisão do Plano Diretor. Eduardo destacou ainda a importância da continuidade das ações no território. “Durante a atividade, analisamos aspectos ambientais, sociais e sanitários de áreas estratégicas. Por isso, essa é uma iniciativa que precisa ser permanente. Estamos com uma proposta de realizar essas visitas de forma mensal. Isso fortalecerá o trabalho conjunto entre nosso município e o Estado, garantindo que os 27% de zona rural que retornaram à classificação original sejam efetivamente preservados”, explica Eduardo.
Nos últimos anos, diversas ações foram realizadas para proteger a área e promover o desenvolvimento sustentável na Bacia de Vargem das Flores. No local, várias situações de irregularidades, como loteamentos clandestinos, descarte inadequado de resíduos e lançamento irregular de efluentes, foram identificadas. Algumas dessas questões já foram notificadas e resolvidas, enquanto outras receberam os devidos encaminhamentos para a resolução dos problemas e garantir a conservação dos recursos naturais.
Quem também participou do circuito foi o superintendente de fiscalização Ambiental, Eric Machado. Ele disse que, do ponto de vista da fiscalização ambiental, é necessário promover ações coordenadas para enfrentar irregularidades e que a implementação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pode ser uma importante ferramenta que incentiva práticas de conservação ambiental no território de Contagem. “Esse tipo de ação integrada fortalece a articulação entre as instituições envolvidas e promove soluções integradas para os problemas ambientais identificados. Essa presença em campo permite avaliar as demandas de forma direta e alinhar estratégias para superar os desafios”, afirmou.
Além das superintendências de Fiscalização Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Vigilância Sanitária de Contagem.
Para finalizar, o Tenente Welber, do Centro de Treinamento Profissional do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), destacou o compromisso da corporação com ações voltadas à preservação ambiental. “Como instituição, é nosso dever contribuir com iniciativas que impactem positivamente a qualidade de vida da população. Contamos com uma unidade do Corpo de Bombeiros localizada na bacia de Vargem das Flores, que desempenha um papel estratégico para toda a comunidade. A qualificação constante de nossas equipes em todo o território nos permite identificar problemas de forma mais precisa, possibilitando ações efetivas que fortalecem os resultados das estratégias de preservação”, afirmou.