Coluna Educação – 01.12.2024 – O Impacto da Inteligência Artificial na Nossa Vida (Parte 1)

Sinara Leroy

Psicopedagoga e administradora

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas normalmente associadas à inteligência humana, como raciocínio, aprendizado, planejamento e criatividade. Segundo a Universidade de Stan-ford, a IA envolve a criação de máquinas inteligentes que podem desempenhar funções similares às realizadas por seres humanos.

Desde seu início nos anos 1950, a IA avançou consideravelmente, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e pelo aumento da capacidade de processamento dos computadores. Hoje, a IA está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano, desde assistentes virtuais em nossos smartphones até sistemas que recomendam filmes e músicas.

No campo educacional, a IA traz desafios e, ao mesmo tempo, uma gama de possibilidades que transformam a experiência de aprendizado. Ela oferece oportunidades inéditas para personalização, acessibilidade e engajamento dos alunos, adaptando-se às necessidades individuais.

Quando observamos a IA sob a ótica da inteligência humana, percebemos que ela se torna uma extensão das nossas próprias capacidades. Projetada para realizar tarefas de maneira eficiente e rápida, a IA complementa nossas habilidades naturais. A combinação da intuição, emoção e pensamento crítico humanos com a precisão e eficiência da IA cria uma sinergia poderosa, capaz de transformar nossa sociedade de maneiras inovadoras e impactantes.

 

Sobre a Colunista

Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *