As fortes chuvas que vêm caindo em Contagem estão mobilizando vários setores da administração municipal e as equipes seguem em campo para atender às demandas emergenciais e minimizar os impactos para a população atingida. Em ação conjunta, a Subsecretaria de Defesa Civil e as secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar realizam levantamentos detalhados dos danos e oferecem assistência às famílias afetadas.
Os pluviômetros instalados em pontos estratégicos da cidade registraram, só na última quarta-feira, dia 1º, uma média de 32,7mm, numa previsão de 50mm. Colchões e frascos de hipoclorito foram doados para limpeza para moradores das áreas mais atingidas. Além disso, equipes da Semobs realizam a limpeza de vias e a manutenção e reparo dos sistemas de drenagem (redes, bueiros, grelhas, bocas de lobo) danificados.
Entre as ações realizadas está a contenção de erosão na rua João Gomes Cardoso, no Jardim Laguna; e na rua José Rodrigues Guilherme, no bairro Fonte Grande. Na avenida das Américas e na Marginal da BR-040, próximo ao Hotel Ibis, as equipes aplicam massa de asfalto à frio para corrigir buracos em condições críticas.
Na Vila Bonanza, a patrol foi utilizada para fazer o nivelamento e raspagem, após uma vistoria realizada pela manhã. Essas intervenções visam garantir a segurança e a mobilidade da população na região.
As regiões Ressaca, Industrial, Eldorado e Petrolândia foram algumas das mais impactadas pelas chuvas, com alagamentos em vias públicas e residências. Na região Ressaca, o transbordamento do córrego Sarandi deixou carros ilhados na avenida Severino Ballesteros, mas não houve vítimas; enquanto na Vila Bonanza o córrego Tapera transbordou, causando alagamento em di-versas residências e elevando a lâmina d’água a 1,3 metro.
Na região Industrial, o Protocolo Teresa Cristina foi ativado para monitoramento e bloqueio de vias. Na região Eldorado foi registrada a queda de uma árvore de grande porte no bairro Darcy Vargas, ocasionando a interdição de um imóvel. Equipes de assistência social ofereceram abrigo aos moradores, que optaram por permanecer na casa de parentes até que a situação seja resolvida.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar intensificou o suporte às famílias em vulnerabilidade, com visitas técnicas e distribuição de marmitas para as comunidades mais impactadas.
Alerta Laranja
Todas as regiões de Contagem estão sob alerta laranja para risco geológico – ou seja, deslizamentos de terra, erosões e inundações -, conforme emitiu a Defesa Civil Municipal desde o dia 27 de dezembro. A situação exige atenção ao grau de saturação do solo e aos sinais de trincas nas construções. Áreas vulneráveis são as mais ameaçadas.
Veja as recomendações da Defesa Civil de Contagem para risco geológico:
– Não permanecer em residências localizadas em áreas muito inclinadas.
– Não permanecer em residências localizadas em áreas sujeitas a soterramento.
– Procurar local seguro.
Fique atento aos sinais prévios aos deslizamentos:
– Trincas nas paredes.
– Água empoçando no quintal.
– Portas e janelas emperradas.
– Rachaduras no solo.
– Água minando da base do barranco.
– Inclinação de poste ou árvores.
A Defesa Civil segue monitorando as regiões e atualizando os protocolos de segurança. As ações incluem prevenção de novos riscos, orientação à população e avaliações técnicas para recuperação da infraestrutura.
Moradores que precisarem de ajuda devem acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou pelo WhatsApp (31) 99931-7498.