Elas não comprometem apenas a beleza dos pés, mas podem também causar problemas mais sérios, como dores, desconforto ao andar e até queda das unhas. “As micoses são causadas por fungos e aparecem com mais frequência durante o verão, já que há maior transpiração e acúmulo de suor, principalmente naqueles que usam sapatos mais fechados”, explica a podóloga e coordenadora técnica da rede de clínicas Doctor Feet, Cristina Lopes. “Esses fungos podem ocasionar também frieiras e deixar as unhas amareladas e frágeis, fazendo até mesmo com que caiam”, completa.
De acordo com a podóloga, é preciso estar atento às manchas ou colorações diferentes nas unhas “O ideal é consultar um médico assim que perceber alguma alteração nas unhas. Quanto mais rápido procurar um tratamento, melhor será, já que o fungo se prolifera rapidamente”, comenta. “Se tratado no início, o resultado pode vir em até três meses”.
No entanto, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar e, para isso, a profissional também dá algumas dicas “É preciso tomar alguns cuidados, como lavar e secar os pés após ir a praia ou piscina, não andar descalço em lugares de grande circulação de pessoas e, principalmente, cuidar dos pés apenas em lugares que tenham produtos esterilizados e descartáveis”, finaliza Cristina.