Por unanimidade, foi aprovado na reunião ordinária da última terça-feira, na Câmara Municipal de Contagem, o Projeto de Resolução 023/2018 que concede ao Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, o título de Cidadania Honorária de Contagem, proposto pelo vereador e presidente da Casa, Daniel Carvalho (PV), “pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados ao município de Contagem como promotor de justiça”.
Antonio Sérgio Tonet é natural de Adamantina, interior de São Paulo e graduou-se em direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (Tupã-SP) e ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em dezembro de 1986. Foi promotor de Justiça nas comarcas de Rio Paranaíba, Frutal, Contagem e Belo Horizonte.
Na capital mineira, atuou no Controle Externo das Atividades Policiais, no combate à sonegação fiscal, na Defesa do patrimônio público e na prevenção e reparação de acidentes de trabalho e na Justiça Eleitoral, além de exercer funções junto à 10ª Vara Criminal, à 4ª Vara de Fazenda Pública Estadual, ao I Tribunal do júri, à Vara de Execuções Criminais, à Vara de Tóxicos, à Assessoria Especial da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e ao Juizado Especial Criminal.
Em sua justificativa, Daniel Carvalho lembrou ainda que Antonio Sérgio Tonet foi chefe de gabinete da PGJ de 2001 a 2004; foi promovido a Procurador de Justiça em 2002, integrou o Conselho Superior da instituição nos anos de 2006, 2008, 2011 e 2014. Compôs a Câmara de Procuradores nos biênios 2009-2010 e 2014-2016 e exerceu diversas funções na Associação Mineira do Ministério Público, entre elas, diretor de Saúde (1991 a 1993) e 1º vice-presidente (1993 a 1995) e tomou posse como Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais em 5 de dezembro de 2016. “Pelos seus relevantes trabalhos junto ao Ministério Público de Minas Gerais e na Comarca de Contagem, nos sentimos orgulhosos de conceder ao ilustre procurador o título de Cidadão Honorário de Contagem”, conclui o parlamentar.