Uma das datas mais populares do calendário brasileiro, e bastante importante para o comércio, o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 12 de agosto, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas no segundo semestre e homenagear uma figura fundamental da vida de qualquer pessoa: o pai.
A previsão da CDL-Contagem é um crescimento de 3% em relação ao ano passado, nos setores impactados pela data, tais como vestuário, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios (cintos, carteiras, meias, etc.), ferramentas, artigos esportivos, bebidas, joias e relógios, óculos, livrarias, smartphones e chocolate. O setor de bares e restaurantes também deve se beneficiar com a data.
“Assim como ocorreu no Dia das Mães – quando o comércio cresceu cerca de 5% – o Dia dos Pais também sensibiliza os consumidores; no entanto, o crescimento não deve ser muito significativo. Esperamos um resultado discreto nas vendas, insuficiente para reverter as perdas acumuladas”, comenta Frank Sinatra, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem.
Segundo a entidade, o contagense deve desembolsar, em média, R$110,00 com presentes. Frank Sinatra explica que o número de pessoas que deverá presentear seus pais não muda, embora o recurso destinado à compra esteja mais escasso, o que leva à uma redução do ticket médio de compras.
“Mais uma vez as vendas em uma data importante para o varejo serão afetadas pelo cenário econômico e político no País. Então, nesse momento, o lojista deve ter em mente que o giro do estoque e a presença de dinheiro em caixa são mais importantes do que a margem de lucro”, afirma o líder lojista.
Ele observa que as vendas relacionadas ao Dia dos Pais, primeira data comemorativa do segundo semestre, servem como termômetro para analisar o desempenho do varejo no período, ainda permeado por incertezas no campo político e por uma recuperação econômica gradual. “Se as vendas forem positivas, teremos um bom indicativo do que podemos esperar das próximas datas comemorativas importantes para o comércio, como Dia das Crianças e Natal”, afirma.
Para estimular as compras, as promoções, ofertas, liquidações, divulgação e formas de pagamento mais simples e flexíveis continuam sendo as melhores estratégias.
Pesquisa – Embora os brasileiros ainda estejam sensíveis aos efeitos da lenta recuperação econômica e do desemprego, a maioria (61%) dos consumidores deve ir às compras neste Dia dos Pais – o dado é levemente superior aos 55% de entrevistados que realizaram compras na mesma data do ano passado. A conclusão é de um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ao todo, a expectativa é de que quase 93 milhões de pessoas façam alguma compra no período, o que deve movimentar uma cifra aproximada de R$ 13,9 bilhões nos setores do comércio e serviços.