A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reinaugurou nessa segunda-feira (17), a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – Dona Celina Pinto Pinheiro. A unidade, antes denominada Centro de Controle de Zoonoses, irá possibilitar a implantação ou aprofundamento de pesquisas voltadas para a zoonose. Além de ser um espaço para investir em ações de vacinação permanente de cães e gatos, controle das populações, programas de posse responsável e adoção de animais.
A obra de reforma é uma demanda antiga dos servidores e dos usuários. Cerca de R$ 1,4 milhão foram investidos para a modernização da unidade. Segundo o secretário de Saúde, Cléber de Faria Silva, a gestão dá mais um passo para a reestruturação da Saúde no município. “Contagem entrega aos moradores e servidores a maior Unidade de Vigilância em Zoonoses do Estado”.
Cléber de Faria Silva destaca ainda os investimentos do governo Alex de Freitas. Ele ressalta que Contagem está na contramão do Estado e País. “Enquanto outras cidades e até estados fecham unidades de saúde, Contagem só aumenta os investimentos. Nos próximos dias vamos entregar oito unidades de saúdes, entre reformas e inaugurações”.
Unidade de Vigilância em Zoonoses
O antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi inaugurado em abril de 2008 respeitando as normas do Plano Arquitetônico do Manual da FUNASA-MS. “Em 2008, tive a oportunidade de acompanhar e fiscalizar toda obra de construção do CCZ, é um orgulho poder agora participar desse momento em que Contagem receber a maior Unidade de Vigilância em Zoonoses, do Estado de Minas Gerais”, destacou o diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses, José Renato de Rezende Costa.
Com a reforma a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) segue um novo conceito de equipamento de Saúde. Além disso, por meio de convênios estabelecidos com as Universidades (PUC Betim e Newton de Paiva), a UVZ poderá ofertar estágios e disponibilizar espaço para que as universidades possam desenvolver trabalhos científicos. A Prefeitura de Contagem irá capacitar todos os servidores da Saúde envolvidos na Vigilância e Controle de Zoonoses e estágios supervisionados.
Confira as novidades da nova Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses:
- Centralização de todos os Médicos Veterinários como referências municipais para os programas de importância para a Saúde da População (Dengue, Zica, Chikungunya, Febre Amarela, Febre Maculosa, Esporotricose, Leishmanioses (LV), Leptospirose, Raiva entre outras);
- Laboratório de Diagnóstico da Leishmaniose (funcionando na sua plenitude);
- Laboratório de entomologia (Ovitrampas);
- Aumento das cirurgias de castração de cães e gatos gratuitamente, de segunda a sexta-feira;
- Gatos separados do canis, para maior conforto e melhor manejo dos animais;
- Posto fixo de vacinação contra raiva;
- Disponibilização de cães e gatos para adoção;
- Coleta de sangue para diagnóstico da LV e da esporotricose;
- Sala de manipulação de animais suspeitos de esporotricose separada das demais áreas;
- Almoxarifado de campanha, com toda a estrutura adequada para tal;
- Reforma e ampliação dos vestiários masculino e feminino dos trabalhadores;
- Canis ampliados e separados por categorias (maternidades, recuperação, coletivos, animais bravios e suspeitos de zoonoses);
- Área de lazer e manutenção externa de cães que lá permanecem;
- Desenvolvimento de parcerias com ONG’s e sociedade civil;
- Gestão eficiente e participativa com todos os funcionários.