O Projeto Saúde não tem Idade em parceria com Secretaria de Meio Ambiente de Contagem, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino e Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cemauf), promoveram uma feira de alimentação saudável para os alunos do turno da manhã, da Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva. A horta da escolar foi criada para incentivar os alunos para ter uma vida saudável. A vereadora Glória da Aposentadoria visitou a horta e incentivou as crianças a cuidarem do espaço.
No dia 10 de outubro foi realizada uma palestra que teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre bons hábitos alimentares. Foi feito o plantio de hortaliças, plantas medicinais em garrafas pet, sempre com a consciência de preservação do meio ambiente.
É o primeiro ano que acontece esse movimento voltado para vida ativa e alimentação saudável na escola. A diretora Janete Silva ressalta que é fundamental essa atividade da horta escolar. “A vereadora Glória da Aposentadoria abraçou conosco este projeto e agora pretendemos caminhar para criar uma horta comunitária, esse é o nosso desejo”, afirmou.
A meta da escola também é expandir a horta e trabalhar junto com a comunidade. Pretende-se implantar a horta comunitária do lado da escola no lote que fica o EcoPonto. “O benefício será uma alimentação saudável e ao mesmo tempo gerar renda para as pessoas”, relatou o assistente social Darley Santana. Segundo ele, a meta é que as hortaliças sirvam para vender nas feiras e comércios locais.
A horta escolar do Sônia Braga irá beneficiar mais de 280 alunos, professores e profissionais do local. A vereadora Glória da Aposentadoria destaca que é importantíssimo ter uma horta na escola e ensinar às crianças a cultivar, ela afirma que sempre é importante conscientizar sobre a alimentação saudável dentro e fora da escola.