A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizou na quarta-feira, dia6, no auditório da Prefeitura, o sorteio para o Empreendimento Nossa Senhora da Conceição, do programa “Minha Casa Minha Vida”. Os imóveis, com acabamento de primeira, estão quase prontos. A previsão de entrega das chaves é para junho deste ano.
O prefeito Alex de Freitas deu início ao sorteio, que contou com a presença de dezenas de concorrentes e seus familiares. “A política de priorizar a habitação é uma demanda antiga e histórica em Contagem. Com esforço coletivo da nossa equipe de governo, conseguimos alavancar junto à Caixa Econômica Federal a questão da moradia social, por meio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’. E outras mudanças estruturais significativas virão como os títulos de posse. Até o final do mandato, espero entregar mais de mil moradias”, afirmou o prefeito, agradecendo a equipe da Habitação pelo profissionalismo e competência, e ao gerente de Relacionamento, Edenilson Gomes, que representou a Caixa no evento.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Ivayr Soalheiro, lembrou a coragem do prefeito em encarar os desafios da questão habitacional das pessoas em áreas de assentamentos e destacou o local onde está o empreendimento, entre o Centro e o bairro Europa. “Às famílias, caberá a criação de vínculo e raízes com o local e a valorização do imóvel, que é a conquista do sonho da casa própria”, afirmou, reiterando que “o lugar é bonito e digno das famílias que irão habitá-lo. Moradia própria e segura”.
Sonho da casa própria realizado
O sonho da casa própria foi realizado para a manicure Ana Beatriz Conceição Santos. Morando de aluguel, a contemplada disse que esperou este momento por quatro anos. “Estou muito feliz em poder dar uma vida mais digna para meus três filhos. A partir de agora, vou dormir, comer e curtir melhor a vida com meus filhos”, comentou Ana Beatriz.
Também demonstrando muita alegria estava o açougueiro Jone da Silva, 35 anos, que representou a esposa Eni Páscoa Mota Teixeira, que estava trabalhando no horário do sorteio. Jone disse que o bairro onde fica o empreendimento sempre foi o sonho de moradia dele e da esposa. “Esperava por este dia há oito anos. Poder dar uma vida melhor para nossos dois filhos e dois netos. Vamos morar no melhor lugar de nossas vidas”, agradeceu.
Os imóveis
As obras são executadas com recursos conquistados pela Prefeitura junto ao Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. A construção do Residencial Nossa Senhora da Conceição A (11 prédios com 212 apartamentos) e Residencial Nossa Senhora da Conceição B (sete prédios com 140 apartamentos) segue o cronograma acertado projeto, com previsão de entrega para junho de 2019.
Com 40 metros quadrados de área construída, cada apartamento tem dois quartos. Os prédios têm quatro ou cinco andares. As portas de todos os cômodos têm 80 centímetros de largura para facilitar os acessos. Aos residentes cadeirantes serão reservados os primeiros andares. Os dois residenciais têm jardim, equipamento de ginástica ao ar livre, salão de festas com área administrativa e playground.
Adaptação e geração de renda
Além do cadastramento e sorteio dos imóveis, a Subsecretaria Municipal de Habitação vai executar os programas Pré Morar e Pós Morar, que consiste em um trabalho social de preparação das famílias para a vida em coletividade,
abordando a educação ambiental e a gestão condominial, além de levantamento socioeconômico dos beneficiados.