O Dia dos Namorados destaca-se no calendário de negócios do comércio varejista pelo apelo emocional e comercial, afetando positivamente 51,3% das empresas de Minas Gerais. Para os empresários que atuam junto ao público jovem, a data chega a ser considerada a segunda melhor de vendas no primeiro semestre.
De acordo com a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia dos Namorados/2019(*), realizada pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG), para 48,7% dos entrevistados, o desempenho da loja será superior ao verificado no período em 2018. “O empresário está mais otimista com a data e percebe um aquecimento da economia, ainda que gradual. Para 2019, ele pretende investir mais em propaganda”, esclarece o economista da Federação, Guilherme Almeida. A confiança está associada a uma percepção de melhora na economia, dentre outros fatores sob a perspectiva do empresário, como fluxo maior de clientes e bom desempenho em outras datas (36,8%), além do valor afetivo da comemoração (16,8%).
A análise também aponta que os consumidores efetivarão as compras próximo à data e, predominantemente de forma parcelada, no cartão de crédito. O economista da Fecomércio destaca que as lojas de shopping e as lojas de vizinhança apareceram, na pesquisa, como primeiras opções para realizar as compras para o Dia dos Namorados. Esse percentual mostra que os consumidores estão cada vez mais optando pela praticidade e comodidade.
Eles indicaram, ainda, as promoções e o preço reduzido como atrativos para aquisição dos produtos.
(*)A pesquisa Intenção de Consumo – Dia dos Namorados/2019 foi realizada em Belo Horizonte, com 398 pessoas, entre os dias 7 a 13 de maio. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 97%.