Contagem deu um passo decisivo para oferecer um dos sistemas de transporte público mais modernos do país. O prefeito Alex de Freitas assinou na última quarta-feira, dia 10, o contrato que oficializa a nova concessão do serviço. A licitação foi vencida por dois consórcios de quatro empresas cada.
A reestruturação do transporte coletivo faz parte de Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que está sendo implantado no Município, contemplando a construção de corredores de transporte, terminais de integração e estações de transferência, além de obras de mobilidade em pontos estratégicos da cidade. Os novos ônibus, mais modernos e confortáveis, começam a circular em outubro.
Um dos principais benefícios do SIM será a Tarifa Única. Atualmente, 11% dos passageiros usam duas linhas ou mais para chegar ao destino. Com o novo sistema, o usuário do transporte público de Contagem poderá se deslocar para qualquer ponto da cidade pagando apenas uma tarifa. “Estou muito feliz com a assinatura desse contrato, que vai elevar o nível do serviço de transporte na cidade. Ficarei mais feliz quando o sistema for implantado, atendendo os passageiros com qualidade, eficiência e uma tarifa justa”, destaca Alex de Freitas.
O SIM contempla três eixos: reestruturação do sistema de transporte público, infraestrutura urbana e infraestrutura viária. É pautado na Política Nacional de Mobilidade Urbana, que equipara as melhorias no transporte à estruturação do espaço urbano e uso e ocupação do solo, para facilitar a mobilidade e acessibilidade aos serviços de lazer em Contagem.
Será criado um Novo Sistema de Transporte Coletivo por ônibus no Município, no modelo Tronco/Alimentador associado ao BRT. Haverá Corredores de Transportes ligados a Terminais de Integração e Estações de Transferências. A frota de ônibus será composta por veículos modernos e conectados à Rede de Transporte, oferecendo mais informações aos passageiros, que poderão administrar com facilidade o tempo de deslocamento.
Outros benefícios aos passageiros serão segurança (os ônibus serão equipados com câmeras, GPS e botão de emergência), conforto (além do aplicativo com itinerário e quadro de horário, os veículos terão wifi e ar condicionado), agilidade (a tarifa será paga nas estações, antes do embarque), acessibilidade (embarque em nível nas estações) e comunicação (painel de informação e letreiro eletrônico nos Terminais, Estações e em alguns pontos de parada de maior demanda fora do corredor principal de trânsito).
O diretor administrativo e financeiro do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sintram), Ermelindo Rocha Faria Júnior, garante que muitas mudanças vão ocorrer no sistema de transporte. “Cumprimos com as exigências ambientais e tecnológicas, dentre outras. Estamos preparados para honrar com um dos maiores investimentos que Contagem já recebeu no transporte coletivo”, disse.
Operação
Serão 64 linhas (40% a mais), com 189 ônibus rodando. As linhas serão divididas em três tipos: sete Troncais (que operam nos corredores de transporte com alta demanda, com origem nos Terminais de Integração ou Pontos de Controle), dez Interterminais (que interligam os Terminais de Integração, passando pelos bairros) e 47 Alimentadoras (linhas locais, que captam e distribuem a demanda nas Troncais). “Metade dos 189 ônibus começa a rodar neste ano”, afirma o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto.
Dos 189 ônibus, 77 serão modelo Básico, 34 Midi, 25 Padron, 47 Padron de 15 metros e quatro Padron Elétrico. Com o SIM será possível racionalizar o uso do sistema viário nos corredores mais movimentados com veículos de maior capacidade nas linhas troncais (Padron de 15 metros, para até 111 passageiros) e reduzir em 84% o número de ônibus em corredores como a avenida João César de Oliveira nos horários de pico, acabando com os comboios de ônibus.
A otimização das linhas permitirá a redução de 31% na frota sem comprometer a operação. Pelo contrário, haverá maior cobertura, com aumento de 44% do número de viagens e da velocidade de operação, sobretudo nos corredores de maior demanda, o que vai gerar diminuição de 60% do tempo total das viagens. A redução da frota impactará positivamente no meio ambiente, com a diminuição da emissão de poluentes.
A nova infraestrutura vai aumentar a segurança no sistema. Com a cobrança antecipada da tarifa e a utilização de cartões, a circulação de dinheiro no interior dos veículos será reduzida, coibindo a ação de assaltantes. Os Terminais e Estações terão estruturas fechadas e com monitoramento, e os passageiros não ficarão expostos enquanto aguardam o embarque. Além disso, novos abrigos serão implantados nos pontos em todo o Município.
O SIM opera com compartilhamento da gestão com o passageiro, que terá contato direto com a Transcon por meio de novos canais de atendimento. Um deles é o aplicativo “SigaBus”, lançado em meados de junho, com informações em tempo real do horário de chagadas dos ônibus, bem como das rotas.