Por Rosana Aparecida Gomes Ferreira
Graduada em Educação física pela universidade UNIVERSO BH; pós graduada em administração e marketing esportivo pela GAMA FILHO. Atualmente atua como coordenadora de eventos e cultura do colégio avançar. Trabalha na área da educação física há 16 anos e é professora de jazz e ballet formada pelo núcleo artístico de danças clássicas.
Atualmente, vivemos num mundo globalizado, em uma geração onde temos informações e conhecimento a todo o momento. Em um clique temos as repostas e isso nos preocupa quando se fala de atividade física. A tecnologia nos trouxe muitos benefícios, porém estamos nos tornando impacientes, sedentários e “preguiçosos”.
Por outro lado, estamos mais questionadores e exigentes diante de tanta informação a nós apresentada. Devemos então nos atentar e nos movimentar, pois através da linguagem corporal podemos nos expressar e mudar os hábitos.
A educação física veio para somar e contribuir com a educação intelectual e moral dos alunos e precisa ser vista como algo muito mais complexo e necessário do que uma série de aulas com brincadeiras sem propósito plausível.
Ela ensina ao jovem os efeitos do movimento sobre o corpo, o que além de representar de maneira objetiva, o que outras disciplinas curriculares apresentam como a Biologia, por exemplo, ainda possibilita a interação social e a adoção de hábitos mais saudáveis desde cedo, desenvolvendo habilidades motoras e a interação com um conjunto de movimentos corporais, que ajudam nos processos cognitivo, psicológico e de sociabilidade e visão cidadã
Essa integração insere no jovem uma das noções humanas mais importantes para a vida em sociedade: o respeito às diferenças.
A prática esportiva regular e bem orientada contribui para:
– Redução do risco de doenças ligadas à pressão e ao coração;
– Ganho de resistência muscular;
– Equilíbrio dos níveis de colesterol;
– Combate à insônia;
– Flexibilidade de tendões e articulações;
– Aumento da oxigenação do cérebro.
Já temos comprovado cientificamente as vantagens da prática de atividades físicas diante de tantas adversidades e sedentarismo na rotina das pessoas.
Que possamos através dela trazer bem-estar físico e mental para a sociedade, que é carente de uma atividade bem orientada e um conteúdo de qualidade.
A educação física, assim como a atividade física, tem o papel de formar cidadãos saudáveis e com censo crítico.