Coluna Educação com Luzedna Glece 19.07.2020 – A família e a escola diante um mundo de mudanças

Conscientes da importância da parceria entre FAMÍLIA e ESCOLA para o alcance do sucesso na formação integral dos nossos alunos, publicamos essa semana um texto elaborado pela grande profissional, a advogada Dra. Sandrelli Rois.

 

A família e a escola diante um mundo de mudanças

 

Por Dra. Sandrelli Rois – Advogada, formada na Faculdade Uni-BH, palestrante, graduada em Letras pela Universidade Uni-BH, doutoranda em Direito Civil pela faculdade UBA de Buenos Aires; pós graduando em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus; membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos; membro da Comissão OAB Vai a Escola e cursando MBA em Coach

Esse texto, tem como propósito trazer uma reflexão sobre a necessidade de estreitar a relação existente entre a Escola-Família, conscientizando sobre a importância de melhorar a qualidade do ensino através de medidas em conjunto, e assim prevenir o crescente fracasso escolar, que assola nosso país. A família e a escola são um marco referencial imprescindível para incorporação de um ser humano à sociedade, porém esse marco se encontra a mercê das diversas transformações que vêm assumindo ambas instituições em relação à suas tarefes como educadoras e socializadoras.

As mudanças da sociedade são rápidas e profundas, os sujeitos não estão preparados para adaptar-se a elas, nos diversos níveis: biológico, psicológico e social. A complexidade cada vez maior que a caracteriza, demanda uma nova visão educadora da família e da escola, a qual deseja um compromisso de trabalho em união em um projeto comum, o que não vem acontecendo.

O primeiro passo é a tomada de consciência dos pais no seu papel como educadores de seus filhos, a fim de responder as novas necessidades educativas e dedicar mais tempo as atividades escolares do filho. Por outro lado, as escolas deveriam trazer novos projetos para que os pais possam colaborar e assim alcançar uma maior socialização dentro do ambiente escolar.

Pais e docentes, docentes e pais, temos que começar a trabalhar dia-a-dia, do mesmo lado, remando na mesma direção, jogando em uma mesma equipe. Para que isso ocorra é necessário que foquemos na busca de formas e fórmulas de participação via colaboração. Poder colaborar será o resultado de um trabalho conjunto.

Muitos pais até querem apoiar, estar mais presentes, engajar-se nas escolas de seus filhos, no entanto não sabem como fazer para que essa colaboração seja útil e efetiva. Da mesma forma, muitos professores querem uma aproximação maior, o apoio da família nos projetos escolares, mas tão pouco utilizam da maneira adequada para possibilitar um encontro eficaz.

Uma pesquisa realizada em 2015 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que no Brasil, quando há uma maior participação dos pais na educação de seus filhos, estes tendem a permanecer mais tempo dentro do sistema educativo, facilitando assim no aprendizado e tendo melhores resultados escolares.

Como se pode comprovar, o melhor para o desempenho escolar de nossos filhos é transformar a escola em um espaço de cooperação entre os professores e a família. Entendo que as duas instituições, família e escola, possuem interesses comuns, mas cada uma com um enfoque diferente de educar, que em conjunto poderá transformar a educação de nosso país.

Coluna Educação com Luzedna Glece 12.07.2020 – A realidade é mais criativa que nossa imaginação

Fomos surpreendidos! De repente nossas vidas mudaram radicalmente! As emoções ficaram abaladas diante de tantas incertezas! Abaixo, nosso jovem e brilhante educador e advogado, Israel Mattozo, nos ajuda a compreender um pouco mais sobre a atual situação que estamos vivendo em um artigo por ele escrito. Vale conferir! Continue lendo “Coluna Educação com Luzedna Glece 12.07.2020 – A realidade é mais criativa que nossa imaginação”

Coluna Educação com Luzedna Glece – 05.07.2020 – Exemplo para os jovens

Essa semana, nós do Jornal O Folha, trazemos uma matéria muito importante para todos os jovens! Laura Amorim, uma jovem além do seu tempo, engenheira de Controle e Automação pela UFMG, atuou na coordenadoria da Estratégia Concursos, ajuda outros concurseiros a conseguirem a aprovação. Esta semana, após passar em concurso, foi nomeada auditora fiscal em Santa Catarina. Nessa matéria ela relata um pouco da sua trajetória de sucesso para estimular e servir de exemplo para tantos jovens que almejam o mesmo objetivo traçado e alcançado por ela.
Laura é filha de Fábio e Claudia Amorim, pais exemplos na arte de educar, exemplos de sucesso e de pessoas humanas! Particularmente, enfatizo minha grande admiração pela sua mãe Claudia Amorim, nossa grande e conceituada dentista. Pessoa humana diferenciada! Vale conferir!

Por Laura Amorim
“Desde o início dos meus estudos para concursos públicos, compartilhei no meu Instagram (@laura. amorimc) várias de minhas experiências.
Mostrei quando decidi largar a Engenharia e começar tudo do zero, aprendendo Direito, Contabilidade e Auditoria. Mostrei como eu demorei alguns meses para pegar o ritmo, para aprender a importância de se resolver questões e de se revisar os assuntos estudados.
Todos que me acompanhavam me viram entender que estudar para concursos não era, nem de longe, tão simples como pode parecer.
Viram quando iniciei uma 2ª graduação, Direito após não aguentar mais ficar dentro de casa sem previsão do concurso que eu queria (meu objetivo era ser Auditora Fiscal). Comemoraram comigo quando fui aprovada no concurso para Consultor Legislativo da Câmara de BH. Viram quando tranquei a faculdade e tomei posse no cargo.
Viram o destino me pregando uma peça quando, no dia em que entrei em exercício na Câmara, saiu o edital do Sefaz Goiás, para Auditor Fiscal, o cargo dos meus sonhos. Socorro!
Viram quando eu dei uma sumida na reta final, aproveitando cada segundo que tinha para poder estudar, acordando antes das 5hs da manhã e em meio a muita hora extra no trabalho. Viram (e ficaram surpresos) quando eu pedi exoneração do meu cargo para intensificar os estudos.
Viram quando, competindo com mais de 16 mil inscritos, fiz a prova e não sabia o que esperar. Viram, também, quando 45 dias depois fui para Santa Catarina enfrentar uma segunda prova.
Por fim, depois de quase dois anos de uma história nada convencional, comemoraram comigo quando fui aprovada em ambos os concursos para Auditor Fiscal (de Goiás e de Santa Catarina), dois dos melhores Fiscos do Brasil.
E por que estou contando tudo isso? Porque acho importante alguém que “chegou lá” mostrar que caminhadas como essa não sãos nada simples ou óbvias, mas sim cheias de curvas e cambalhotas.
Em qualquer projeto de longo prazo (como concursos, vestibulares, cuidados com a saúde, etc.) não existe fórmula mágica, mas sim muito trabalho duro, recaídas e retomadas.
Não digo isso para te deixar desmotivado, pelo contrário: para que, quando você passar por tempos difíceis, você não ache que esses altos e baixos diminuem suas chances de sucesso.
Lembre-se sempre: não existe coragem sem medo. Não existe vitória sem luta. Não existe vencedor que não tenha caído várias vezes. E se levantado outras muitas.
Se você tem medo, se você tem dúvidas, se você já errou e falhou várias vezes, tá tudo bem.
Você está no caminho certo!” Continue lendo “Coluna Educação com Luzedna Glece – 05.07.2020 – Exemplo para os jovens”