Coluna da Educação – 02.02.2025 – Volta às aulas

Por Luzedna Glece(*)

O início do ano letivo está se aproximando e as instituições de ensino nesse período iniciam as atividades para receber os alunos. O início do ano período valioso para a escola transmitir segurança e confiança aos alunos e familiares.
Algumas estratégias tornam-se importantes para iniciar o ano letivo e garantir uma boa parceria entre todos os envolvidos nesse processo.
Abaixo, enumero algumas estratégias, que julgo importantíssimas para esse início dos trabalhos.

1- Mensagem de boas
Uma mensagem de volta às aulas carinhosa e motivadora pode ajudar a criar um clima positivo desde o início do semestre.
Sugerimos que a escola transmita uma mensagem que valorize o relacionamento com as famílias, se mostrando aberta para uma comunicação próxima. Além disso, mostre como você valoriza o potencial de cada aluno, demonstrando entusiasmo em recebê-los de volta.

2 – Crie um ambiente acolhedor
Um acolhimento empá-tico na volta às aulas envolve um olhar mais cuidadoso para as necessidades de aprendizagem e também para as emoções e sentimentos de cada estudante. Faça uma avaliação diagnóstica para analisar os conhecimentos adquiridos durante o ensino remoto e promova atividades para acolher as diversas necessidades de aprendizagem e emocionais dos estudantes no retorno.

3 – Parceria família e escola
Uma mensagem de volta às aulas eficaz deve ressaltar a importância da parceria entre a escola e as famílias. Demonstre que a escola valoriza a participação ativa dos pais e responsáveis no processo educacional de seus filhos.
Destaque canais de comunicação abertos, como reuniões regulares, grupos de discussão, associação de pais e projetos, que envolvam a participação efetiva das famílias.

4 – Excelência acadêmica
As famílias buscam escolas que ofereçam um ensino de qualidade. Na mensagem de volta às aulas, destaque o compromisso da escola com a excelência acadêmica.
Mencione programas de ensino diferenciados e metodologias inovadoras, que resultados consistentes. Enfatizar às famílias que a escola está empenhada em proporcionar uma educação de alto nível que preparará seus filhos para o sucesso futuro. Afinal, esse deve ser o compromisso de toda instituição de ensino.

5 – Ambiente seguro e acolhedor
As famílias desejam que seus filhos se sintam seguros e amparados na escola. Destaque protocolos de segurança, medidas de prevenção, cuidados com a saúde e o apoio emocional oferecido aos alunos.
Transmita confiança aos pais, mostrando que a escola está comprometida em criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Após esse período de descanso, onde as energias foram revigoradas, desejo a todos um ano de muito sucesso e grandes realizações. Que possamos juntos continuar trabalhando pela construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Que sigamos, sob as bênçãos de DEUS, com a arte que pode mudar esse planeta: EDUCAÇÃO!

Sobre a Colunista

(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Soprano amplia portfólio de soluções fotovoltaicas para agronegócio

Empresa conta com dois novos modelos de driver bomba solar a partir de janeiro – Foto Divulgação/Soprano

A Soprano, por meio de sua unidade Energias Renováveis, anuncia o lançamento de dois novos modelos de driver bomba solar, com potências de 5,5 kW e 11 kW, ampliando sua linha de produtos para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis e de baixo custo operacional no agronegócio e no setor rural. Continue lendo “Soprano amplia portfólio de soluções fotovoltaicas para agronegócio”

Coluna da Educação – 26.01.2025 – Como começar 2025 com mais autonomia e organização

Por Luzedna Glece(*)

Para estudantes em séries mais avançadas, como o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, o início de um ano letivo traz novos desafios: maior carga de conteúdo, cobranças mais intensas e, muitas vezes, a preparação para vestibulares ou exames importantes. Começar o ano de forma organizada e com autonomia pode ser o diferencial para enfrentar essa etapa com confiança e alcançar bons resultados.
A organização é uma habilidade importante para estudantes em fases mais exigentes. Segundo eles, ter uma rotina bem estruturada e ser capaz de organizar materiais, horários e prioridades é essencial para o bom desempenho. Nessas séries, a autonomia ganha um papel ainda mais importante, pois o estudante precisa aprender a gerenciar o próprio aprendizado.
Veja algumas dicas do que fazer para começar o ano letivo com organização e confiança:
n Planejamento: antes do início das aulas, os estudantes podem revisar os materiais escolares do ano anterior, descartar o que não será mais usado e organizar cadernos, livros e fichários para o novo ano. Criar um cronograma de estudos que inclua tempo para lições de casa, revisões e atividades extras ajuda a evitar acúmulos e facilita o aprendizado contínuo.
n Revisão de conteúdos: para alunos que avançam para séries mais complexas, rever conceitos aprendidos no ano anterior pode ser importante.
n Definição de metas claras: estabelecer objetivos específicos para o ano, como melhorar o desempenho em determinada disciplina ou atingir um nível de fluência em inglês, ajuda o estudante a manter o foco. Quando o aluno visualiza o que deseja alcançar, ele se sente mais motivado a seguir em frente.
n Desenvolvimento da autonomia: nessas fases escolares, é importante que os pais incentivem os filhos a gerenciarem o próprio tempo e responsabilidades. A autonomia não surge de forma instantânea, ela é construída gradualmente. Incentivar o estudante a resolver problemas sozinho, buscar materiais extras ou tirar dúvidas com professores são formas de fortalecer essa habilidade.
n Equilíbrio entre estudos e bem-estar: para que o aprendizado seja efetivo, é necessário que o estudante também tenha momentos de lazer e descanso. Praticar esportes, ouvir música ou simplesmente relaxar são hábitos que contribuem para a saúde mental e ajudam na concentração durante os estudos.
Alunos que adotam essas práticas conseguem iniciar o ano mais organizados e confiantes. A preparação antecipada e a adoção de hábitos de organização são investimentos para o futuro. Assim, alunos que desenvolvem autonomia e disciplina desde cedo estarão melhor preparados para enfrentar não apenas os desafios escolares, mas também os da vida adulta.

Sobre a Colunista

(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.